terça-feira, 30 de setembro de 2008

Maracujá-Banana


















Provei, gostei e guardei um exemplar deste fruto para tentar a sua reprodução no meu "jardim suspenso", num vaso é claro!
Apesar de ter o aspecto de uma banana, o seu sabor assemelha-se ao do maracujá, mas menos ácido.
Para satisfazer a curiosidade de quem, tal como eu, só agora passou a conhecer esta variedade de maracujá, junto alguma informação que retirei da web. TCP

"O Maracujá-Banana (Passiflora mollissima) é originário das zonas de altitude da Venezuela à Bolívia, podendo aparecer a altitudes de 3000 a 4000 m nas regiões andinas em condições ecológicas que outras espécies não têm condições de sobreviver.
Passiflora mollissima é uma planta trepadeira, considerada por muitos, uma verdadeira praga.
Apesar de ter frutos saborosos, invade territórios que não lhes pertencem. Algumas partes da Floresta Laurissilva são literalmente atacadas por esta espécie invasora originária da América do Sul.
As suas flores são grandes e têm uma coloração agradável – as cores rosa, rosa claro e branco fundem-se numa harmonia perfeita – possuem uma espécie de coroa no centro, estão penduradas e são solitárias. As suas folhas verdes têm um brilho que torna a planta ainda mais fotogénica.
O seu fruto é chamado Maracujá-Banana por ter a forma de uma banana. Depois de maduro adquire uma cor amarelada, mas enquanto isso não acontece, o verde é a cor predominante."

1 comentário:

Marcos Pessoa disse...

Por favor, gostaria de ter uma muda deste tipo de maracujá. Talvez ele não vá bem por aqui (estou em São Paulo, Brasil) mas quem sabe, não é?
Será que pode me ajudar?
Obrigado