domingo, 5 de abril de 2009

as pessoas têm muitas cores






















[Uma vez estava com a minha filha em Lisboa, a andar na rua e uma senhora aproximou-se:"Que linda menina, de que cor és tu?" Ela olhou para ela e disse: "Eu sou uma pessoa sabes?As pessoas tem muitas cores.Vê lá o meu cabelo é preto, a minha língua é vermelha, os meus dentes são brancos e a minha pele é castanha.Nós temos muitas cores"] José Eduardo Agualusa

Como ele ainda nos diz , "as crianças são capazes de ver coisas que nós nunca vimos" e "nós vamos envelhecendo e vamos ficando cegos. Para o mundo.Para a evidência.Para a inteligência".

E se aprendessemos mais com as crianças?

3 comentários:

Vera disse...

as crianças sabem tudo, desde sempre !

Eduardo Miguel disse...

Oque dizer diante de tanta limitação de certas pessoas que talvez nada saibam da vida e assim sem nada saber vão há nos chatear magoando um tanto de outras pessoas e sabe-se mais o que... me lembro de uma frase mais ou menos assim: Oh Deus meu Deus dai-me paciência e humildade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para as que posso e sabedoria para poder distinguir uma da outra!

Trama disse...

"Tropecei" neste seu post e achei-o tão deliciosamente sintético que decidi difundi-lo no blog em que participo. O preconceito dos preconceituados é um dos temas que me proponho a desocultar e este texto é um exemplo maravilhoso.
“Não devemos explicar nada a uma criança, é preciso maravilhá-la.” Marina Tsvetana